top of page

P300 no Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

O potencial evocado é a medida das ondas elétricas do cérebro após um estímulo.

Vários estímulos podem ser usados para  gerar um potencial evocado. Podem ser usados estímulos luminosos (potenciais evocados visuais captados na região occipital do cérebro), sensitivos  (potenciais evocados sensitivos captados na região parietal),  auditivos (captados na região temporal) e os cognitivos (P300).

O potencial evocado cognitivo é chamado de P300, pois ocorre após 250 a 500 ms de um estímulo sonoro. Junto ao estímulo sonoro, é solicitada uma tarefa mental a ser realizada. Geralmente diferenciar e contar diferentes pulsos sonoros.

A onda gerada após os estímulos pode ser medida. Em geral, quanto maior a atenção, maior é a onda (amplitude). No TDAH há uma tendência à redução da amplitude.

Deve-se salientar no entanto, que o exame de potencial evocado é uma ferramenta, dentre outras, complementar ao diagnóstico, ou seja, é apenas uma medida que ajuda o médico a chegar a uma conclusão.

O exame pode sofrer interferências de vários fatores, tais como:  quantidade de sono, uso de medicamentos, consumo de estimulantes, etc.

bottom of page