top of page

Exames Realizados

Você pode agendar seus exames pela internet, através do nosso agendamento online.

É fácil, rápido e disponível 24 horas.

Se preferir, entre em contato na nossa central de agendamentos pelo telefone 31 4042-4120.

O call center tem atendimento de segunda à sexta feira de 8h às 18h e sábado de 8 às 13h.

Leia atentamente como se prepara para cada exame.

Polissonografia

É um exame realizado no período noturno para  avaliar a qualidade do sono. Vários parâmetros são observados neste exame como a respiração, oxigenação do sangue, batimentos cardíacos, movimento de pernas, roncos, apneias, dentre outros.

O exame pode ser indicado nas insônias, sono fragmentado, despertares noturnos, roncos, paradas respiratórias durante o sono, sonambulismo, movimentação excessiva de braços e pernas durante o sono, sonolência diurna excessiva, entre outros.

Mapeamento cerebral

As ondas cerebrais são captadas por eletrodos colocados no couro cabeludo. Todo o processo é indolor. Após a captação, um avançado software transforma as informações em gráficos coloridos que facilitam a visualização de pequenas alterações dos ritmos cerebrais. Os gráficos podem ser representados por cores, como ocorre por exemplo com as apresentações meteorológicas, daí o nome mapeamento cerebral. O exame é indicado para controle e pesquisa da epilepsia, alterações da memória, entre outros.

Eletrencefalograma

As ondas cerebrais são captadas por eletrodos colocados no couro cabeludo. Todo o processo é indolor. As ondas são analisadas pelo médico em busca de alterações do ritmo cerebral e/ou alterações da epilepsia.

Eletroneuromiografia

É um exame realizado para o estudo dos nervos periféricos (debaixo da pele) e músculos.

O nervo é avaliado através de pequenos estímulos elétricos aplicados pelo médico.

A contração é avaliada por um eletrodo intramuscular.

O exame é indicado para o diagnóstico de várias desordens como neuropatias periféricas, neurites, distrofias musculares, dores crônicas, hérnia de disco, síndrome do túnel do carpo, atrofias, miopatias, entre outras.

Potenciais evocados

O cérebro é ativado através de ondas sonoras, visuais, estímulos elétricos ou magnéticos (todo o processo é indolor). Esta ativação é captada por eletrodos. O exame pode ser indicado para inúmeras condições médicas como TDAH (transtorno déficit de atenção e hiperatividade), hérnia de disco, doença do neurônio motor, entre outros.

Estimulação magnética transcraniana

O cérebro é ativado através de ondas magnéticas em locais específicos, de acordo com a indicação médica. O procedimento dura em torno de 30 minutos. O paciente não necessita mudar sua rotina diária.

Portadores de depressão podem contar com mais essa opção de tratamento.

O tratamento foi aprovado em 2012 pelo Conselho Federal de Medicina como prática médica no Brasil. Já é feito na Europa há vários anos com resultados positivos. Várias outras indicações estão em pesquisa, como Doença de Parkinson, AVC, Alzheimer, entre outras.

Além de depressões uni e bipolares, a aplicação também foi aprovada para o tratamento de alucinações auditivas (esquizofrenia), planejamento de neurocirurgias e pesquisas experimentais.

A grande vantagem da estimulação magnética transcraniana é o fato de ser uma terapia focal, não invasiva e praticamente indolor (embora alguns pacientes possam sentir um pouco de desconforto). Além disso, apresenta baixo índice de reações adversas.

bottom of page